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Qual é a diferença entre marketplace e loja virtual?

Publicado em: 31/08/2021 Autor/fonte: nProjetos
Qual é a diferença entre marketplace e loja virtual?
Marketplace e loja virtual: Diferenças, conceitos e benefícios.

Não é raro encontrar pessoas que confundam os dois termos e mercados, afinal, ambas são plataformas de vendas online. 

No entanto ambos são bem distintos e, inclusive, proporcionam experiências diferentes tanto para o vendedor quanto para o consumidor.

Nos dias de hoje, as vendas online se tornaram imprescindíveis aos vendedores. O avanço da tecnologia nesse ramo vem trazendo maiores lucros através do mercado digital e, com toda a certeza, uma experiência de compra mais confortável e prática aos clientes.

Tendo isso em mente, quem não se utiliza dos mercados digitais, está perdendo dinheiro! 

Quer saber um pouco mais do assunto e entender a diferença entre lojas virtuais e marketplace? Então continue lendo!

 

O que são lojas virtuais (e-commerce)?

 

Em resumo, as lojas virtuais representam geralmente apenas uma marca e cuidam de todos os processos, desde atendimento ao cliente, até a logística de entrega dos produtos.

Através da plataforma de e-commerce, o vendedor precisa traçar suas próprias estratégias de marketing e identidade visual para o seu site, a fim de atrair a atenção dos clientes. Desse modo, você pode criar o layout do seu site como quiser, trazendo a sua identidade e a da marca à tona.

Além disso, é muito importante ter investimentos para divulgação da loja através de otimizações para mecanismos de busca (SEO) e diversas estratégias para melhorar o rankeamento do site. Assim, é preciso ter um certo investimento nessa área.

Os curtos normalmente são um pouco mais baixos que o marketplace pois existem plataformas que oferecem planos de valores fixos. Porém tudo depende de como você monta a sua lojinha.

Com as lojas virtuais, é importante que você fique bem atento à concorrência e procure se destacar, tanto em design e layout do site, quanto em conteúdos para um blog voltado ao assunto da loja, ou vídeos e assim por diante. 

A partir dessas ferramentas, você mostra autoridade e conhecimento sobre o assunto. Lembrando sempre de utilizar ferramentas de otimização para que os algoritmos de busca compreendam que o conteúdo é de qualidade. 

Além disso, crie cupons de desconto, faça promoções, crie um vínculo com o cliente e faça bom uso dos gatilhos mentais. Outra opção legal também é integrar de forma simples o marketplace em sua loja virtual.

Aqui no site temos ótimos textos detalhando um pouco mais sobre gatilhos mentais e ferramentas de SEO. Vale a pena dar uma conferida!

 

O que é o marketplace?

 

Em suma, o marketplace funciona de maneira parecida a um shopping, porém de forma virtual. Ou seja, é possível encontrar diversas lojas, inclusive que vendem o mesmo produto e comprar preços.

Com isso, no marketplace o foco não é se sobressair através de uma identidade visual e sim procurar uma estratégia para se destacar com o seu produto entre tantos outros iguais ou similares.

Dessa forma, invista em boas e chamativas fotos, pois essas são a porta de entrada para chamar a atenção do cliente. Da mesma forma, crie títulos diretos e claros e descrições completas, a fim de não deixar dúvidas. Permita ao cliente entender o que está vendendo ao primeiro olhar.

Com relação aos custos para essa plataforma, eles tendem a ser um pouco mais baixos. No entanto ainda é bastante importante se utilizar de ferramentas de otimização e utilizar do tráfego pago, muitas vezes oferecido pela própria plataforma, a fim de ranquear melhor os seus produtos.

Aqui no site também temos um texto bastante interessante sobre tráfego pago, dá uma olhadinha!

Como a concorrência no marketplace é bem grande, pois diversas lojas oferecem o mesmo produto ou um similar, uma ótima dica para sair na frente da concorrência é oferecer um serviço de boa qualidade. 

Tudo isso a fim de conquistar os clientes a comprarem novamente com você e trazerem um feedback positivo através da plataforma. Que geralmente traz a loja com maiores quantidades de feedbacks positivos no topo da página de pesquisa.

Dessa forma, tente mandar os produtos em embalagens adequadas para evitar imprevistos no envio e cumpra corretamente os prazos de entrega.

Com relação aos custos operacionais, a maioria das plataformas de marketplace tendem a cobrar taxas de aproximadamente 20% sobre o valor dos produtos. 

Além disso é importante ter em mente que há também os custos de tráfego pago ou frete grátis. 

Tudo isso pode aumentar sua visibilidade, porém reduzir sua margem. Portanto, fique atento a todas essas cobranças para não ter surpresas no seu orçamento.

 

 

Conheça a diferença entre marketplace e loja virtual.

 

Lojas virtuais x Marketplace

A seguir vamos expor algumas vantagens existentes para cada uma das opções de forma que você consiga visualizar mais facilmente o que pode lhe interessar.

 

Vantagens das lojas virtuais

 

  • Margem de lucro um pouco maior, visto que será um investimento sem intermediários.
  • Possibilidade maior de personalização de identidade de imagem da loja e, desse modo, maior alcance de consumidores.
  • Menor custo de manutenção, já que o pagamento geralmente é só da manutenção do plano do site.

 

Vantagens do marketplace

 

  • Baixo investimento inicial, visto que é necessário apenas ao trânsito pago que escolher.
  • Maior visibilidade do seu produto, visto que a divulgação ocorre de forma massiva.
  • Chance de aumento de vendas de acordo com o seu atendimento.
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